João

Sobre o livro

O Evangelho de João é diferente dos outros. Neste Evangelho Jesus é apresentado como a Palavra de Deus, o Verbo divino, que existiu desde a eternidade com Deus e que se fez um ser humano, mostrando assim o amor e a verdade de Deus. O autor diz que o propósito deste Evangelho é fazer que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, por meio desta fé, tenham vida (20.31).

Na primeira parte do livro o autor trata principalmente dos milagres que fez. Esses milagres são sinais, isto é, eles mostram quem Jesus é e a razão por que ele veio ao mundo. O maior desses milagres é a ressurreição de Lázaro, pela qual Jesus mostra que ele é a ressurreição e a vida. Outros milagres demonstram que Jesus é o pão da vida, é a luz do mundo, é aquele que dá vida às pessoas e provam que ele recebeu autoridade de Deus para julgar todos os seres humanos.

A segunda parte deste Evangelho fala da ligação que existe entre Jesus e seus seguidores. Fala também dos ensinamentos que ele lhes deu e da promessa de que, depois que ele fosse embora, viria o Espírito Santo para ensinar-lhes toda a verdade a respeito de Jesus.

Significados: João, Jesus, Deus, Messias, Lázaro.

Você está lendo João na edição ACF, Almeida Corrigida e Revisada Fiel, em Português.
Este lívro compôe o Novo Testamento, tem 21 capítulos, e 879 versículos.