Romanos

21. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

22. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

25. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

26. Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

28. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

29. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

30. Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.

31. Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

1. Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

2. Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

3. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

4. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.

5. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

6. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:

7. Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.

8. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

9. Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.

10. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

11. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;

12. E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.

13. Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

14. Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

15. Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

16. Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,

17. (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

18. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

20. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,

21. E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

22. Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

23. Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,

24. Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;

25. O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

Significados: Deus, Jesus, Cristo, Abraão, Davi, Senhor, Sara.

Você está lendo Romanos na edição ACF, Almeida Corrigida e Revisada Fiel, em Português.
Este lívro compôe o Novo Testamento, tem 16 capítulos, e 433 versículos.