Dicionario Bíblico

Significado do nome Isaías

Isaías,

O primeiro dos profetas do Antigo Testamento. Durante os 150 anos antes de Isaías, a Assíria desenvolvia e anexava nação após nação ao seu território. Quando Isaías, nasceu, fazia meio século que Israel pagava tributo a essa nação. Quando ainda jovem, ela levou as dez tribos oara o cativeiro Alguns anos depois os assírios invadiram Judá, destruíram 46 cidades muralhadas de Judá e levaram 200 mil cativos. Foi pela oração de Isaías, já velho, e por seu conselho ao rei Ezequias, que Senaqueribe foi vencido, e o anjo do Senhor feriu 185 mil assírios em uma só noite. Assim Isaías vivia e profetizava, durante toda a sua vida, sob a nuvem negra e ameaçadora da Assíria.

Foi autor do livro de Isaías, Is.1:1; Este, o mais ilustre dos profetas, era, conforme a tradição, de sangue real, seu pai Amós sendo um irmão do rei Amazias, e assim ele primo legítimo do rei Uzias, e neto do rei Joás.

Seu nome, que significa Salvação de Deus, compreende bem o seu ministério e mensagem. Chama-se Isaías o profeta messiânico, porque sua vida estava saturada da esperança da vinda do Messias. Vivia tomado pelo pensamento da grandeza e glória da obra que seria feita entre as nações no advento do Cristo.

Suas profecias foram escritas, geralmente, para o tempo futuro. Mas Isaías escreveu algumas de suas poesias proféticas, como se tivesse sido transladado para o futuro, e falava no tom do passado como uma testemunha ocular do que tinha visto.

O profeta Isaías ministrou durante um período de mais ou menos 50 anos.


Nomes com a letra I