1. Havia, na terra de Hus, um homem chamado , íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal.

2. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

3. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos. Este homem era o mais considerado entre todos os homens do Oriente.

4. Seus filhos tinham o costume de ir à casa uns dos outros, alternadamente, para se banquetearem e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.

5. Quando acabava a série dos dias de banquetes, mandava chamar seus filhos para purificá-los e, na manhã do dia seguinte, oferecia um holocausto por intenção de cada um deles: porque, dizia ele, talvez meus filhos tenham pecado e amaldiçoado Deus nos seus corações. Assim fazia cada vez.

6. Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.

7. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse Satanás, e passeando por ele.

8. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo ? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal.

9. Mas Satanás respondeu ao Senhor: É a troco de nada que teme a Deus?

10. Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região.

11. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face.

12. Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor.

13. Ora, um dia em que os filhos e filhas de estavam à mesa e bebiam vinho em casa do seu irmão mais velho,

14. um mensageiro veio dizer a : Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.

15. De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

16. Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

17. Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio de espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia!

18. Ainda este estava falando e eis que entrou outro, e disse: Teus filhos e filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho,

19. quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia.

20. então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra,

21. disse: Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!

22. Em tudo isso, não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma.

1. Ora, um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor.

2. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, respondeu Satanás, e passeando por ele.

3. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo ? Não há ninguém igual a ele na terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perdê-lo.

4. Pele por pele!, respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida.

5. Mas estende a tua mão, toca-lhe nos ossos, na carne; juro que te renegará em tua face.

6. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida.

7. Satanás retirou-se da presença do Senhor e feriu com uma lepra maligna, desde a planta dos pés até o alto da cabeça.

8. E tomou um caco de telha para se coçar, e assentou-se sobre a cinza.

9. Sua mulher disse-lhe: Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre!

10. Falas, respondeu-lhe ele, como uma insensata. Aceitamos a felicidade da mão de Deus; não devemos também aceitar a infelicidade? Em tudo isso, não pecou por palavras.

11. Três amigos de , Elifaz de Temã, Bildad de Chua e Sofar de Naama, tendo ouvido todo o mal que lhe tinha sucedido, vieram cada um de sua terra e combinaram ir juntos exprimir sua simpatia e suas consolações.

12. Tendo de longe levantado os olhos, não o reconheceram; e puseram-se então a chorar, rasgaram as vestes, e lançaram para o céu poeira, que recaía sobre suas cabeças.

13. Ficaram sentados no chão ao lado dele sete dias e sete noites, sem que nenhum lhe dirigisse a palavra, tão grande era a dor em que o viam mergulhado.

Significados: , Deus, Senhor, Satanás, Elifaz, Temã.

Você está lendo na edição VC, Versão Católica, em Português.
Este lívro compôe o Antigo Testamento, tem 42 capítulos, e 1070 versículos.